Daniela Barros

20 de abr de 20202 min

Sua Comunicação é Empática?

Atualizado: 28 de jul de 2020

Da série (Con) Vivendo em tempos de Coronavírus, convidamos a terapeuta de família Maria Marta Xavier de Araújo para abordar o tema da Comunicação Empática.
 

 
Comunicação Empática é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida. Ela acontece quando temos a sensibilidade de perceber e acolher o sentimento do outro. Comunicar-se de forma empática, tem como foco o que a outra pessoa está vivendo; sem julgar, sem avaliar, mas demonstrando uma intenção verdadeira de ajudar. O contato visual, proximidade, serenidade e interesse acompanha a fala, convidando a reflexão.
 

 
A comunicação empática tem um ganho extremamente importante, que é validar os sentimentos do outro, aliviando-o e motivando para continuar dividindo as vivências, buscando soluções dos problemas e ainda, como consequência, uma melhora da autoestima.
 

 
Comunicar-se desta maneira, gentil e sensível, pode ser um enorme desafio para a maioria das pessoas, pois é automático nosso impulso de reagir imediatamente, e logo oferecer uma solução, sem reconhecer o principal: o sentimento genuíno que a outra pessoa está vivendo.
 

 
A principal consequência de uma comunicação falha, a pessoa sentir-se julgada, incompreendida e receosa de compartilhar outras experiências.
 

 
Dicas para exercitar a habilidade da comunicação empática:
 

 
1 - Ouça atentamente o que ela está vivendo.
 
2 - Tente imaginar como seria passar por uma situação parecida. Como você se sentiria?
 
3 - Conectar-se com a pessoa. – Preste atenção nos seus sentimentos em relação a essa pessoa e dedique-se inteiramente a ouvi-la.
 
4 - Foque ao máximo possível no que a pessoa está comunicando por meio de fala, gestos e expressões.
 
5 - Perceba se consegue acessar como ela se sente enquanto fala.
 
6 - Não se apresse em apresentar uma solução, ou em querer saber o final da história. Ao invés,
 
7 – Verifique se atingiu uma relação de duas vias: fala e conexão com sentimento.
 
8 – Comunique sua percepção fazendo uma troca de compreensão, conferindo com a pessoa se o que eu entendi, foi o que ela quis expressar.
 

“Se entendi bem, você quis dizer que...” “é isso mesmo”?
 
“Você se reconhece nas minhas palavras”?
 

 
Comunicação empática é a capacidade de acolhimento, de aceitar o outro: Ele só pede para existir como ele se sente e como ele é.
 

 
Da autora:
 
Maria Marta Xavier de Araújo. Terapeuta de família, com especialização em Psicoterapia Cognitivo Comportamental, e Terapias Contextuais de Terceira Geração.
 

 
Para saber mais:
 
Dunker C., Tebas C. O Palhaço e o Psicanalista. Editora Planeta do Brasil, São Paulo, 2019.
 

 
Rosenberg M. B. Comunicação Não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 3 ed. Editora Agora, Rio de Janeiro, 2019.

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