Palestra

Memórias e condicionamentos:

qual o impacto na sala de aula?

A compreensão sobre o funcionamento do cérebro, o processamento da memória é importante para o melhor entendimento dos processos de ensino e aprendizagem, os quais remetem não somente ao armazenamento de informações, mas ao conteúdo emocional associado. A sala de aula é um contexto onde os indivíduos, alunos e professores possuem cenários emocionais diversos e interagem de forma ativa, as lembranças ali produzidas impactam diretamente na vida desses sujeitos. Dessa forma, a divulgação científica desses conhecimentos poderá subsidiar o (re)pensar da práxis da docência a partir da perspectiva das neurociências.

Palestra

Habilidades de atenção plena

Mindfulness

O conhecimento e prática de habilidades de mindfulness constituem a base para atenção e consciência plena do momento presente. Essa habilidade pode ser exercitada a qualquer momento e em qualquer lugar. Vivenciar a vida com foco no momento presente, sem julgá-lo, rejeitá-lo ou estar apegado a ele, possibilita uma melhor qualidade de vida ao ser humano e às pessoas que o rodeiam.

Workshop

O cérebro do avesso

entendendo como o cérebro funciona

Estudos no campo das neurociências tem contribuído para elucidar as bases neurobiológicas do funcionamento cerebral. Essas informações têm colaborado para um melhor entendimento de processos relacionados à aprendizagem, memória, comportamento. Dessa forma, a divulgação desses conhecimentos para a comunidade em geral, em especial para profissionais da educação, busca na neurociência subsídios para aprimorar a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva inovadora.

© 2018 desenvolvido por Carpes