Daniela Barros

27 de abr de 20211 min

Cultura antiestresse

Atualizado: 28 de abr de 2021

A cultura antiestresse valoriza calma, amabilidade e gentileza consigo e com os outros e pode se basear nas práticas de atenção plena (mindfulness), onde utilizamos a âncora da respiração. Podemos fazer pequenas paradas no dia a dia e permitir que cada inspiração esteja impregnada de amabilidade e gentileza e que a cada expiração esteja presente a aceitação do momento presente, com a mente aberta e sem julgamentos.

Por meio dessa prática observamos uma redução na frequência dos batimentos cardíacos, e a respiração, que em momentos de estresse é curta e rápida, passa a ser longa, profunda, mais lenta e tranquila. A partir daí nosso corpo informa ao cérebro que está “tudo bem” estamos mais calmos.

Diante disso podemos colocar em prática essa leveza em nossas atividades do dia a dia, desde lavar a louça, tomar banho, prestar a atenção no modo como entregamos um objeto para o outro, estar atento as palavras que escolhemos para iniciar uma mensagem no WhatsApp ou em um e-mail, entre tantas outras coisas.

A cultura pode ser encarada como a forma que o grupo de pessoas com as quais convivemos, reage a alguma coisa. É como o óleo que penetra na madeira. Assim, se escolhermos a viver com mais calma, gentileza e amabilidade estaremos promovendo a cultura antiestresse em nossas casas, no ambiente de trabalho, na escola, onde estivermos.

Fica o convite!

Dr.ª Daniela Martí Barros

Pesquisadora, professora e palestrante

[f] Facebook

[in] Instagram

#danielabarros #neurociencia #antiestresse #mindfulness #atencaoplena

200
0