REDUÇÃO 2 sombra.png

Obrigado por se inscrever!

  • Daniela Barros

Piloto automático


Encerramos 2020 como um marco nas nossas histórias de vida e adentramos 2021 com grande esperança por dias melhores, com a chegada ainda tímida da imunização que reacende a luz no fundo do túnel.

No último ano perdemos de vista o número de lives que assistimos e participamos nos muitos dias que ficamos em casa, trabalhando incessantemente em home office e das tantas ocasiões em que entramos no piloto automático. Quantas vezes diante de desafios lógicos de baixa complexidade tendemos a raciocinar de forma instantânea e nem sempre a resposta gerada pela impulsividade é a mais adequada.

Temos duas formas de processar as informações: uma automática e outra mais deliberada em que analisamos as possibilidades. A primeira ocorre praticamente sem a participação da consciência e com baixo custo de energia, a segunda exige uma análise mais profunda dos fatos e alternativas, é mais lenta, tem custo energético mais elevado e exige nossa atenção focada. Precisamos das duas formas de processamento. Imagine se para cada atividade do dia a dia tivéssemos que parar e analisar cada coisa, certamente não sairíamos do lugar. Por outro lado, entrar no automatismo reduz drasticamente a nossa capacidade de escolha, uma vez que nossas respostas são dadas sem o envolvimento da consciência e da avaliação das alternativas que temos em mãos.


Entrar no piloto automático diminui o acompanhamento do nosso desempenho, a nossa capacidade de flexibilizar atitudes e tomar decisões conscientes e ponderadas.


Uma das maneiras de estarpresente” é treinar a atenção plena nas atividades cotidianas, como prestar a atenção no que estamos comendo, ao dar uma caminhada ficar atento aos detalhes da paisagem, mesmo se for urbana, dar uma paradinha e olhar para o céu, sentir a brisa do final de tarde...

Além disso podemos voltar a atenção para o nosso interior e identificar o que estamos sentindo, que emoções estamos experimentando. Existe algum desconforto? Onde?


Sair do modo piloto automático é processo, é treino. Vale a pena começar!


Dra. Daniela Martí Barros

Pesquisadora, professora e palestrante


[f] Facebook

[In] Instagram



#danielabarros #neurociencia #pilotoautomatico #atencaoplena

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo