top of page

Obrigado por se inscrever!

  • Foto do escritorDaniela Barros

Ser ocupado não é ser produtivo


Quando escutei essa frase, ela ficou reverberando na minha mente “Ser ocupado não é ser produtivo”. Às vezes conseguimos alguns minutos no dia sem “fazer nada” e logo nos sentimos culpados de estar sendo improdutivos. Diante da cultura do fazer e com rapidez nos desadaptamos. Entramos no modo medo! Sim, medo de estar perdendo alguma coisa e ficar para traz. Entramos no modo automático, sem pensar, ou analisar e poder escolher se realmente é necessário fazer algo urgente diante de uma solicitação.


Nosso sistema de estresse fica ligado, o que de imediato pode ser bom, pois no deixa alerta para buscar a melhor solução. Porém com o passar do tempo entramos em fadiga e nosso organismo entra no modo estresse crônico, trazendo consequências graves e duradouras que vão desde a hipertensão, diabetes até transtorno de ansiedade e depressão.


A boa notícia é que no momento em que nos permitimos parar, respirar, observar e responder, acionamos o nosso sistema de tomada de decisão, saímos do modo automático e escolhemos o que fazer. Pode ser um pouco difícil de início, mas temos a capacidade de ensinar ao nosso cérebro o que queremos fazer.

Quem sabe começar elencando duas tarefas para serem realizadas no dia. Talvez você que está lendo esse post pense, somente duas! Sim, certamente você fará muito mais, entretanto se fizer as duas coisas que previu, experimentará uma grande alegria, se sentirá mais leve.


Bastam duas!!


Dr.ª Daniela Martí Barros

Pesquisadora, professora e palestrante



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page