Storytelling
- Daniela Barros
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Hoje trago um desafio da cultura maker que pode ser realizado na escola e em casa nestes tempos em que os alunos não estão na sala de aula.
Storytelling é a contação de história com um enredo envolvente, uma narrativa elaborada e que lança mão de artifícios audiovisuais em diferentes níveis. Esses podem ser cenários com caixas de papel, bonecos com palitos de picolé até recursos gráficos e digitais de última geração.
O que faz uma apresentação ser memorável é muito mais do que um método extraordinário, e um apresentador engraçado. São os aspectos da história que geram nas pessoas uma mudança na maneira de pensar, sentir e de ver o mundo. Uma boa apresentação compartilha novos dados, uma ótima apresentação consegue mudar nosso conhecimento e uma apresentação extraordinária consegue mudar aquilo em que acreditamos, e está diretamente relacionada às
emoções.
Essa prática pode ser empregada em qualquer faixa etária em quaisquer disciplinas, gerando interação entre conteúdos, alunos e educadores. É importante definir o tema e deixar que a criatividade floresça na construção da narrativa, do cenário e dos personagens.
Três passos são importantes, o primeiro é a escolha dos personagens, a contextualização da história e o problema que o protagonista terá que resolver. No segundo ato a complexidade do problema aumenta e começa então a busca da resposta ao desafio inicial pelo protagonista. Por fim no terceiro ato, o protagonista está diante da crise final, se vê diante de um dilema e é obrigado a tomar uma decisão. Nesse momento de clímax a audiência está totalmente engajada e “torcendo” para um final emocionante.
Vale lembrar que tudo aquilo que é construído e contado na forma de história traz engajamento de quem conta e quem escuta e tem muito mais chance de ser imortalizado!
Para saber mais:
Dr.ª Daniela Martí Barros
Pesquisadora, professora e palestrante
Comments